Gerando Valores

Responsável:

Equipe ABASC

Descrição:

O projeto apresenta uma parceria com o Sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) através do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) que tem a educação como pilar principal e realiza a oferta de cursos de aprendizagem com foco na área industrial, realizando qualificação e recolocação no mercado de trabalho.

Diante desta proposta e em concordância com o público alvo do atendimento social realizado pela ABASC, que está em situação de vulnerabilidade e necessita de reinserção no mercado de trabalho, propomos dois cursos para recolocação profissional com o objetivo de ensinar e capacitar profissionais para as áreas de Auxiliar de Panificação e Auxiliar de Manutenção Predial, desenvolvendo capacidades técnicas exigidas pelo mercado de trabalho.

CURSO DE AUXILIAR DE PANIFICAÇÃO

O curso de Panificação procura “desenvolver noções básicas da tecnologia da panificação e habilidades nas operações básicas do processo de fabricação de produtos de panificação e confeitaria” (SENAC, 2018).

Tem como público alvo indivíduos em situação de vulnerabilidade social e desempregadas, de 18 a 60 anos, de ambos os sexos, atendidos e acompanhados pelo Serviço Social da ABASC.

O curso tem duração de 160 horas ( 03 meses) sendo aulas três vezes por semana ( segunda, terça e quarta-feira) das 08:00 ás 12:00, sendo totalmente gratuito. Durante o curso são trabalhados temas de Formação Cidadã, Relações Interpessoais, Ética e Cidadania e Aulas Práticas e Teóricas na cozinha.

Atualmente estamos na nossa segunda edição, com capacidade de atendimento para 20 alunos.

Os alunos possuem participação ativa no curso com sugestões de escolha das receitas para as aulas posteriores, sempre de acordo com as necessidades oferecidas, fazendo com que os mesmos se tornem parte pertencente ao projeto; são acompanhados mensalmente com os benefícios eventuais e convidados a participar dos demais projetos sociais da entidade.

CURSO DE MANUTENÇÃO PREDIAL

O curso de Manutenção Predial procura ensinar a “execução de serviços gerais de manutenção em ambientes residenciais e comerciais, internos e externos. Inspecionar instalações elétricas e hidráulicas e sistemas eletrônicos. Proceder ao encaminhamento, substituição, limpeza, instalação de peças, componentes e equipamentos e efetuar pequenos reparos e pinturas em paredes, pisos, tetos e esquadrias” (SENAC, 2018).

Tem como público alvo indivíduos em situação de vulnerabilidade social e desempregadas, de 18 a 60 anos, de ambos os sexos, atendidos e acompanhados pelo Serviço Social da ABASC.

O curso tem duração de 160 horas ( 03 meses) sendo aulas três vezes por semana ( segunda, terça e quarta-feira) das 19:00 ás 22:00, sendo totalmente gratuito. Durante o curso são trabalhos temas de Formação Cidadã, Relações Interpessoais, Ética e Cidadania e Aulas Práticas e Teóricas na Manutenção Predial.

Atualmente estamos no término da primeira edição com previsão de abertura para a segunda edição. Com capacidade de atendimento  para 20 alunos.