Projeto M.A.M.Ã.E.S – Missão de Apoio a Mães Adolescentes e Solteiras

 

Endereço do serviço
Rua Bento Viana, 1.200, Batel – Curitiba/Paraná.

Sobre o serviço
O projeto se propõe a atender de forma acolhedora mães de famílias monoparentais e mulheres com gravidez não planejada/indesejada, fortalecendo a aceitação e prática da maternidade, auxiliando na qualidade do vínculo mãe-filho viabilizando, com isso, um melhor desenvolvimento emocional e físico da criança. Pretende oferecer apoio para que a gestante fortaleça o contato afetivo com seu bebê desde o ventre, possibilitando que as mães e gestantes identifiquem suas qualidades e seu potencial para exercer a maternidade.

Visa, ainda, apoiar famílias que possuam situações de fragilidade em seu vínculo familiar, fornecendo um espaço coletivo de escuta e troca de vivências familiares, promovendo “(…) a proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente: a) a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice(…)”, conforme a Lei Orgânica da Assistência Social.

Este projeto conta, também, com o apoio de um grupo composto por idosas que se reúnem uma vez na semana para preparar enxovais para bebês, denominado Mãos que

abençoam. Nesse encontro, as participantes são fortalecidas na convivência social e comunitária. Acontece uma vez no mês com carga horária de 2h.